vovocristina.com.br

domingo, 3 de outubro de 2010

PIRARUCU DE CASACA

A PREFERIDA DA ANA PAULA

Pirarucu de casaca é um prato típico aqui de Manaus, confesso que eu não tinha nem idéia de como seria, mas me apaixonei. Eu fiquei encantada com esse almoço maravilhoso que a Tia Lourdes proporcionou, a Ana Paula, nossa prima querida sugeriu que a Maria, cozinheira profissional, passaria essa receita maravilhosa e aqui trouxe para vocês. Fiz algumas pesquisas e vi que cada um tem seu toque especial, afinal você "veste" o peixinho do jeitinho que você achar melhor, essa é explicação para o nome do prato.

INGREDIENTES:
1 kg de pirarucu salgado
farinha do uarini
leite de coco
cebola
tomate
pimenta de cheiro
cheiro verde
pimentão
ameixa preta
batata palha
ovos (pode ser de codorna)
banana frita
azeitona
ervilha

MODO DE FAZER:

Escalde o pirarucu, deixe de molho para tirar o excesso de sal e escorra. Forre um tabuleiro com azeite e leve o pirarucu ao forno para assar por meia hora. Enquanto isso molhe a farinha do uarini no leite de côco, torre a farinha no forno também mexendo sempre nessa meia hora. Depois que retirar o pirarucu do forno você vai desfiá-lo como bacalhau. Corte todos os temperos e leve para refogar no azeite
com o pirarucu desfiado. Aí vamos montar as camadas:
farinha no fundo
pirarucu refogado com os temperos cortados
banana frita aos pedacinhos
ameixa preta intercalada
batata palha
e novamente tudo de novo se optar por uma vasilha funda. No final decore com ovos de codorna.
O almoço do domingo passado foi servido assim:



DICA DA VOVÓ: Para quem não gosta dos temperos cortadinhos aparentes, refogue o pirarucu no Tempero da Casa, adicione depois 2 latas de seleta de legumes.
Também pode ser usado os ovos cozidos de galinha em vez de ovos de codorna.

Parece bacalhau, mas não é. Acho que se fizermos esse prato com o bacalhau, também dá certo.

24 comentários:

  1. Nossa vovó que prato lindo e delicioso!

    andreaquitues.blogspot.com/

    Andréa.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Deu água na boca! Tem tudo o que eu amo nesse prato!!! Um bj e ótima semana!

    http://deliriosgourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Guria, tu não fazia idéia???? nem eu quando li...kkkkkkkkkk

    mas adorei!

    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi esse peixe, mas o prato está muito convidativo.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi vovó Cristina
    Obrigada por adicionar o meu novo blog!
    Já arrumei tudo bem bonito.
    Dá uma olhadinha http://meupedacinhodeluar.blogspot.com/
    Aquele era só piloto.
    Em tempo amo suas receitas!
    Beijinhos Mônica
    Pega um selinho que eu deixei para você!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cristina querida
    Passo pra agradecer sua presença em meu coquetel virtual. Obrigada de coração.
    Suas receitas são de dar água na boca... Parabéns!!!
    Abraços fraternos e o meu carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  7. mais nem tem as porcoes........
    quanto tenho que colocar em cada ingrediente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe seu nome da próxima vez.
      Eu trouxe essa receita porque amei e a cozinheira que fez esse prato delicioso me passou desse jeitinho.

      As porções é de acordo com a quantidade de pirarucu na casaca que vc vai fazer.

      Esse prato é maravilhoso...use uma latinha de cada e uma porção aproximada para cada ingrediente.

      Eu nunca fiz esse prato, mas prometo que assim que fizer, anotarei qual a quantidade ideal pra cada ingrediente.

      Até a próxima.

      Excluir
    2. E maravilhoso mesmo😋 ,e a minha colaboração para o nosso arraial da família ,sou de Manaus

      Excluir
  8. vou fazer p o ano novo nunca cozinhei to aprendendo agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Fernanda? Vc fez esse prato para o Ano Novo?
      Aguardo seu contato!

      Excluir
  9. GOSTARIA MUITO D APRENDER A COZINHA C A SENHORA'GOSTO MUITO D FAZER BOLO D CHOCOLATE SE A SENHORA TIVER UM BEM FACIO P MIM E SO ME AVISAR BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, envie um e-mail com seus dados, assim poderei entrar em contato quando fizer a turma do curso de culinária:
      blogdavovo@hotmail.com

      Excluir
  10. amei tudo de bom muito gostosso e pratico parabens pelo prato bem tradicional

    ResponderExcluir
  11. nao tem leite de coco nos ingredientes mas tem na receita !!!

    ResponderExcluir
  12. Vovó Cristina, a senhora sabe fazer pato no tucupi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei não...o dia que eu tiver uma boa receita, irei publicar!

      Excluir
  13. Vovó Cristina gostaria de saber o que devo servir pra acompanhar o pirarucu à casaca?

    ResponderExcluir
  14. Posso discordar da ameixa e da batata palha, por não fazerem parte da culinaria amazônica... O leite de coco também. Usamos aqui o leite de castanha. Mas como cozinha,hoje em dia é globalizada, tudo é permitido.

    ResponderExcluir
  15. Amei a receita. A mais completa e original. Deliciosa

    ResponderExcluir
  16. A receita bem diferente da minha, jungei as 2 e ficou saborosa maninha...

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...