vovocristina.com.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CALDINHO DE FEIJÃO


Esta semana minha amiga Alcenira, capitão da polícia militar de Manaus, preparou esse caldinho de feijão, hummm.....vocês não imaginam que delícia....tudo que ela faz é sem gordura, pois depois de ter cirurgia bariátrica, modificou todos os seus hábitos. Eu experimentei e amei, pena que só fotografei no final, mas dá pra ter noção. Da próxima vez, farei uma foto antes de todos se servirem.

Ela disse que é muito simples, é só cozinhar 1/2 kilo de feijão em água e sal, até ficar bem cozido. Tempera com azeite, extra virgem e sal, passa no liquidificador e peneira. Volta para o fogo até ferver e pronto!

Na hora de servir pode acrescentar ovos de codorna cozidos ou pedaços de queijo coalho.

Dica da Vovó: Pode levar à  panela de pressão o feijão com água pelo meio da panela (se for de 4,5l), quando começar a chiar, conta  30 minutos.

Quanto ao azeite, sempre observo o grau de acidez, eu procuro consumir no máximo com 1% de acidez, o ideal é os que tem 0,4%, verifiquem na embalagem, essa, eu aprendi com o Sr. Thomé, instruído por sua nutróloga, coronel do exército, praticante de equitação por muitos anos e grande professor de educação física, casado com a D. Joaquina, o amor de sua vida, 50 anos de casados! Eles nos adotaram como filhos do coração, fomos vizinhos, enquanto morávamos na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

Thomé Victor e Joaquina Lúcia

"Seo Thoméééééé"....é assim que sempre falo ao telefone com ele.
Queridos, amamos vocês!

4 comentários:

  1. caldinho de feijão é muito bom mesmo..bjus

    ResponderExcluir
  2. Minha madrinha blogueira este caldinho deve ser uma gostosura.Quanto a minha receita de quindão realmente é a mesma do quindim só que como é feita toda em uma forma nós aqui do sul chamamos de quindão.beijos e volta sempre.

    ResponderExcluir
  3. Deve ficar gostoso e bem leve Cristina, valeu a dica. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Iliane, eu adorei e adotei para o meu cardápio aqui de casa. Aprovadíssimo! Bjs.

    Vera querida, vou experimentar! Meu marido adora quindim e eu adoro receitas de microondas, junto a fome com a vontade de comer...rsrsrs...bjs.

    Jotta e Rosley, ficou leve mesmo e saboroso, por incrível que pareça, ahhh...esqueci de dizer que ela serve com ovos de codorna ou quijo coalho. Vou acrescentar nas dicas.Bjs.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...