vovocristina.com.br

sábado, 14 de dezembro de 2013

BACALHAU À MODA DO ZÉ DO PIPO EM VÍDEO NA TV AMAZONAS



Este bacalhau é super fácil de fazer e a receita é a aprovadíssima.
Receita adaptada para contemplar o gosto brasileiro.

Já recebi algumas informações sobre a receita original e agradeço muito por essa participação.

"Zé do Pipo foi dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor de uma receita batizado com o seu nome: “Bacalhau à Zé do Pipo”. Neste prato, as postas de bacalhau são cobertas com maionese e rodeada com purê de batata que vai ao forno para gratinar. Nos anos 60, ganhou um prêmio num concurso gastronômico o que lhe deu notoriedade, tendo então este prato sido adotado por muitos restaurantes do Porto como especialidade da casa." (informações do Zezão).

Ano passado fui convidada pela TV Amazonas para gravar a série de Natal 
e este ano fui autorizada a publicar no You Tube, por isso trouxe aqui pra vocês.



INGREDIENTES:

1/2 kg de bacalhau
6 batatas
leite e margarina para o purê
4 ovos cozidos
200g azeitonas pretas
Azeite
1 cebola em rodelas
Maionese


MODO DE FAZER:

Coloque o bacalhau de molho de véspera. Se comprar o bacalhau desfiado, não é necessário este procedimento, basta dar uma leve fervura para tirar o excesso do sal.
Preparar o Purê de Batatas e reservar, forrando um pirex com mais da metade do purê, para que quando o bacalhau estiver no ponto, adicionar ali e cobrir com o restante do purê.
Refogue em bastante azeite as cebolas cortadas em rodelas e assim que escaldar o bacalhau e deixá-lo em tiras (desfiados grandes), jogue nesse azeite com cebolas, adicione as azeitonas pretas. 
Coloque esse refogado de bacalhau por cima do purê de batatas, adicione uma camada de ovos cozidos(opcional), regue com bastante azeite novamente e cubra com o restante do purê de batatas, passe um pouco de maionese por cima e leve ao forno para gratinar.




4 comentários:

  1. Hummmmm!
    Que delícia de receita, parabéns...
    Bjssss e uma semana linda e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  2. A receita parece divina, mas por-favor não difame a gastronomia portuguesa, chamando isto de Bacalhau a Zé do Pipo. Por-favor!!!!!!!!!!!!!!!!, vou deixar aqui um pouco de historia, "Zé do Pipo foi dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor de uma receita batizado com o seu nome: “Bacalhau à Zé do Pipo”. Neste prato, as postas de bacalhau são cobertas com maionese e rodeada com purê de batata que vai ao forno para gratinar. Nos anos 60 ganhou um prêmio num concurso gastronômico o que lhe deu notoriedade, tendo então este prato sido adotado por muitos restaurantes do Porto como especialidade da casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zezão, muito obrigada pelas suas informações! De forma alguma quero diminuir algo ou divulgar algo errado. Mas, foi como aprendi e tinha esse nome. Já adicionei o seu comentário à postagem e mudei o título, acrescentando à moda, pois assim podem existir as adaptações, não é?
      Até porque nesta receita em vídeo a TV editou para que fosse apresentada na TV em apenas pouco mais de um minuto e detalhes foram cortados.
      Pelo que você deve saber ao meu respeito, coleciono receitas desde menina e aprendi muito cedo essa receita e faço há muiiiiiitos anos e todos amam. Imagino que a original deve ser maravilhosa.
      Há 10 ANOS, conheci a cidade do Porto e fiquei encantada com a cidade. Ahhhh se eu tivesse tido a chance de ter degustado o Bacalhau do Zé do Pipo verdadeiro, teria adorado.
      Muito obrigada pelas suas informações. Adoro essa troca.
      Boas Festas pra vc e sua família!

      Excluir
    2. Olá Vovó (penso que posso chamar assim), desculpa de só agora responder pois ultimamente tenho deixado a blog-esfera para dedicar mais a família. Quero de maneira nenhuma desprestigiar o bom trabalho que tem feito na qual algumas receitas me fazem voltar a infância. A minha critica foi com intenção construtiva, penso que quando uma pessoa vê uma coisa que não esta certo tenta retificá-la.
      Isso é uma grande verdade o porto é uma bela cidade "cidade invicta", com dizem os portistas. Quanto a provar um bacalhau à Zé do Pipo, sendo uma excelente cozinheira basta ver a receita na morada embaixo e fazer, na qual garanto que é a mais original possível, pois lá pelo Porto vai-se alterando um pouco de restaurante para restaurante, mas seguindo sempre o mesmo conceito postas de bacalhau inteiras, maionese e purê de batatas.

      Sendo assim que passe um belo e santo Natal junto dos que mais são queridos

      http://cozinha-do-zezao.blogspot.com/2010/12/bacalhau-ze-do-pipo.html

      Excluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...