vovocristina.com.br

VOVÓ NA MÍDIA


VOVÓ NA MÍDIA - JORNAL DIÁRIO DO AMAZONAS - REVISTA PLUS de 2 de junho de 2014


Receitas da 'Vovó Cristina' em breve, na palma da mão

TECNOLOGIA
O aplicativo será gratuito para os usuários de smartphones

Um dos ingredientes que fizeram do Blog um sucesso na internet são as histórias que envolvem as receitas e o uso de produtos acessíveis e o modo prático de fazer os pratos

A blogueira gourmet lançará aplicativo com delícias que fazem sucesso em sua página



Texto Fabiane Morais
Fotos Nathalie Brasil
---------------------
Manaus

Perto de conquistar 8 milhõesde visualizações de páginas 'Receitas da Vovó Cristina', a carioca com coração amazonense, Cristina Palma, revela que no aniversário do Blog lançará um aplicativo com suas receitas. "No momento, estamos em fase final de negociação com o Google e a Apple para obter a autorização para o aplicativo", explicou a culinarista que também deseja lançar um livro com suas delícias que os internautas mais gostam.

A blogueira, que começou a colecionar receitas aos 9 anos e  também está no Instagram, ressalta que o sucesso da página se deve ao conteúdo da receitas, que levam, em sua maioria ingredientes acessíveis e que podem ser encontrados fora do Brasil.

Cristina, que por conta do blog recebe muitas encomendas, relembra que a receita estreante da página foi a "Sopa do Shrek", uma sopa de ervilha, que ganhou nome do personagem no título para atrair o paladar dos netinhos. Por sinal, vale esclarecer, que apesar do título de "Vovó", os únicos netos de Cristina Palma são os netos do marido dela.

Rápido e fácil

Além das receitas fáceis, na página também é possível encontrar uma sessão para 'cozinheiros iniciantes', com receitas selecionadas para quem vai começar a experiência com o fogão.

Outro diferencial é o chat ao vivo, onde ela esclarece dúvidas internautas. "Procuro atualizar o Blog da Vovó Cristina diariamente.

Percebo também a interação de muitos homens, que buscam a se virar na cozinha, disse.

A carioca afirma que no Blog é possível encontrar receitas com os toques regionais da 'banana', 'pirarucu', 'tambaqui' e 'cará. Na ala dos doces, o 'Cupcake de Nutella', 'Brigadeiro sem fogão' e 'Pé-de-Moleque de Brigadeiro' também conquistam o paladar dos internautas cozinheiros.

A fórmula mágica

Questionada sobre o segredo universal para uma receita dar certo, Cristina é enfática e diz que fazer o prato com amor é o grande diferencial. "Se eu não estiver bem é melhor eu não fazer nada. Pense na pessoa para a qual você está cozinhando", diz, ao relembrar cenas do filme 'Como Água para Chocolate', onde os sentimentos ruins na hora de fazer as receitas são transmitidas aos degustadores.

Para anotar

Entre uma receita e outra Cristina Palma dá dicas de como se dar bem em algumas receitas clássicas. Uma delas, a 'sopa de ervilhas', que muitas vezes faz a panela de pressão vazar. "Antes de fechar a panela, coloque um fio de óleo na água", explicou.

Para quem muitas vezes deixou de fazer um pudim em casa, por medo de acabar o gás ou ele sair quebradiço, Cristina explica o segredo é fazê-lo em uma panela de pudim própria para a boca do fogão.
"Já teve uma amiga que me ligou, dizendo que estava com um pudim há três horas no forno e não ficava pronto.

Nesta panela e com o uso de maisena nos ingredientes, ele fica leve e pronto em apenas 30 minutos.

Página 29
Confira a receita do Pudim de Leite Ninho Dobrado


A blogueira 'Vovó Cristina' dá dicas para fazer a sobremesa rápida com ingredientes em dobro.

Quem não abre mão de um bom pudim na hora da sobremesa, com certeza já desistiu de fazê-lo por conta do elevado tempo de preparo e alto consumo de gás.

Para não passara a vontade, a blogueira 'Vovó Cristina' ensina a receita do 'Pudim Dobrado  de Leite Ninho'.  De acordo com ela, o prato com ingredientes em dobro, fica pronto em uma hora, mas para as medidas tradicionais, a delícia está pronta para degustação em 30 minutos. Para isso, basta optar pela panela de pudim, que vai à boca do fogão.

Ela esclarece, ainda, que para que a sobremesa fique firme e não quebre, basta usar a maisena. Na página de receitas, também é possível encontrar variações regionais do pudim, como o de 'tapioca' e 'cupuaçu'.

RECEITA:

INGREDIENTES:

2 latas de leite condensado
3 latas de água
8 colheres de sopa bem cheias de Leite em pó Ninho
6 ovos
1 colher de chá de maisena
1 colher rasa de café de sal
2 xícaras de açúcar
100ml de água


MODO DE FAZER:

Primeiro prepare a calda caramelada. Leve as duas xícaras (200ml) de açúcar ao fogo até caramelar. Assim que derreter todo o açucar, acrescente 100ml de água e misture até dissolver os torrões. Espalhe na forma de pudim até o limite máximo, pois esta quantidade vai encher a forma. Bater o leite condensado, os ovos e o sal por 6 minutinhos. Acrescente o leite em pó, e a água já com a maisena dissolvida  e bata mais um pouco.

DICA DA VOVÓ:

Deixar uma vasilha grande à parte. Depois de bater o leite condensado, os ovos e o sal, tire uma parte e reserve, para continuar a bater o restante dos ingredientes e depois misture tudo na grande vasilha.

Esta receita é feita na panela de pudim que vai direto ao fogo na boca do fogão. Em geral, para a metade da receita, leva apenas 30 minutos para ficar pronta, mas com esta receita dobrada, leva uma hora certinha.

P.S. Claro que se vocês tiverem um liquidificador maior, não precisa se preocupar em bater em duas partes.

Transcrevendo a matéria na íntegra 
Diário do Amazonas - REVISTA PLUS 
02 DE JUNHO DE 2014





Fabiane Morais, Vovó Cristina e Nathalie Brasil

Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho meninas!


=======================================================


JORNAL DIÁRIO DO AMAZONAS

Este caderno foi publicado e anexado ao Jornal Diário do Amazonas 
 REVISTA PLUS -  16 de outubro de 2011.



Este é o caderno cultural (PLUS), que saiu ontem no Diário do Amazonas. Fiquei super feliz! Obrigada a todos da equipe que produziram a matéria e obrigada pela divulgação. Em Manaus minhas visitações de páginas visitadas passou de 400.000 para quase 1 milhão de visitas em menos de um ano, desde que fiz a primeira entrevista para a Rede Amazonas e com a parceria do Programa Boa Tarde Mulher, no canal Amazon Sat no quadro Hora da Receita, onde quase toda terça-feira eles divulgam uma receita do blog.

Agora irei transcrever toda a matéria a pedidos de alguns amigos, familiares e blogueiras de outros estados e países que não tem acesso a este material.



Cristina Palma é a nova sensação na internet. Em seu blog recebe visitas do Brasil e do mundo.
TEXTO Fabiane Morais
FOTOS Jair Araújo
MANAUS

Quem abre a primeira vez o blog da Vovó Cristina e vê aquele fofo casal de idosos, ao lado direito da página, imagina que Cristina Palma, é uma idosa com muitos netos, que tem como hobby fazer suas receitas para quem pedir. Mas, não é bem isso, Cristina é uma animada carioca da gema, que conheceu o marido amazonense no Rio de Janeiro e decidiu casar-se com ele em território baré. Ela é formada em administração  e já atuou como astróloga. Em 2009, decidiu que iria lançar-se no mundo virtual como blogueira. Porém, a dúvida era se compartilhava com os internautas suas centenas de receitas, ou seus conhecimentos astrológicos. Por ter uma afinidade desde a juventude com suas experiências na cozinha, Cristina optou pelo blog de culinária, e deu certo! Cerca de 1500 a 2000 pessoas acessam diariamente o "Blog da Vovó". Feliz, a cozinheira de mão cheia conta com orgulho que está perto de completar 1 milhão de visitas, em três anos de existência da página.

Patrocínios

A carioca de coração manauense recebe centenas de mensagens diariamente em sua página. O sucesso foi tão longe, que chegou também na classe empresarial de alimentos. Atualmente, a culinarista tem parceria com  quatro empresas famosas nacionalmente, e uma regional, que fornecem mensalmente a ela produtos para a elaboração de suas receitas. E, para retribuir o carinho dos fãs e agradecer o apoio das fábricas de alimentos, Cristina realiza para seus seguidores sorteios de produtos que seus patrocinadores enviam a ela mensalmente. 

Sucesso
Ela coleciona receitas desde os 9 anos de idade e tem em seu repertório um cardápio bem variado. Para os amantes de carne, Cristina prepara uma deliciosa maminha na pressão, para quem deseja agregar saúde aos seus pratos, ela recomenda a macarronada de salsicha e proteína de soja. Mas, se você é daqueles que não resistem a um doce, ela tem em seu arsenal a receita de mingau de aveia que é o recordista de clicks, seguido pelo Bolo de Tapioca e pelo Mosaico de Gelatina.
Além de colocar todas as suas receitas no Blog, Cristina ainda está conectada com seus fãs por meio do Facebook e twitter, ferramentas que ela usa para trocar ideias, falar das receitas, dar dicas de produtos e adicionar os admiradores da boa culinária. O blog é tão conhecido, que recebe visita de pessoas de todos os Estados do Brasil e até do exterior. Dentre os países que mais visitam a vovó, está Portugal, Estados Unidos, Romênia, Itália, França, Canadá, Japão, Suíça e Espanha. "Existem mensagens que não consigo responder, pois não compreendo o idioma que escrevem", disse Palma. A carioca lembra que tudo começou quando expôs na rede um curso de culinária para noivas. Desde então, Cristina ganhou milhares de fãs. A carioca afirma que o blog ficou  famoso por conter receitas práticas, que podem ser feitas por quem não possui muita habilidade na cozinha. Apesar de cozinhar de tudo um pouco, Cristina tem preferência pelas receitas de massas e doces. 

Curiosidades
Como é colecionadora de receitas desde criança, sempre compartilha um bom momento com as pessoas que conversa. O bolinho de chuva por exemplo, um dos mais famosos na rede, tem uma história muito diferente. Cristina conta que tem uma amiga que adorava os bolinhos de chuva que o pai preparava. No entanto, ele morreu repentinamente, e ela se sentia triste por nunca ter pedido ao pai a tal famosa receita. Certa noite, a amiga da 'Vovó blogueira' teve um sonho com o pai, no qual ele falava passo a passo como se fazia, ela acordou no meio da noite e foi para a cozinha fazer como o pai havia orientado, e a receita deu super certo.
Tanto que, a Vovó reproduziu a receita com a amiga e ficou ótima. Outra curiosidade da Vovó Cristina é que ela ainda não possui netos biológicos, mas considera os netos do seu marido, um jornalista apreciador de seus dotes culinários, seus próprios netos.
Agora, misture a descontração de um carioca com a doçura de um manauense. Assim podemos descrever a Vovó Cristina, que abriu as portas de sua casa e compartilhou conosco um pouco do seu amor pela culinária. Ela que já se considera 'de casa'(Manaus) e compartilha conosco a receita de pudim de tapioca, em comemoração ao aniversário de Manaus que se aproxima. Leia a receita na página 7 e delicie-se na web!







INGREDIENTES:


1 litro de leite
1 xícara (250ml) de chá de tapioca branca
2 colheres (sopa) de margarina
100gr de côco ralado ou um vidro pequeno de leite de côco
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de açúcar (para fazer a calda)

MODO DE FAZER:

Ferva o leite, retire do fogo e adicione a tapioca, mexendo sempre para não embolar. 
Adicione o restante dos ingredientes e retorne ao fogo para engrossar. 

Dica da Vovó: Se você utilizar o leite de côco, adicione ao creme duas colheres de sopa de maisena para engrossar. Obs:Maisena é com S, porque Maizena com Z, é uma das marcas de amido de milho.

O ponto de tirar o creme do fogo é quando começa a desgrudar do fundo da panela, senão engrossa muito quando esfria.

Leve a uma forma de furo no meio caramelada e leve para gelar.

CALDA CARAMELADA:

Leve a 1 xícara de açúcar ao fogo baixo, quando estiver bem dourado e totalmente dissolvido, 
junte 1/2 xícara de água filtrada e dissolva os torrões e leve à forma de furo no meio!


Link da receita: 
http://receitasdavovocristina.blogspot.com/2011/10/pudim-de-tapioca-no-jornal-diario-do.html





Cristina em nada parece com o amável casal de idosos que ilustra o blog. 
Jovem e alegre, a vovó também é íntima das novas tecnologias.

FRASE
Cristina Palma
"Existem mensagens que não consigo responder, pois não compreendo o idioma".
Ao contar sobre a quantidade de acessos feitos de outros países cuja língua ela desconhece.

Confesso que existem alguns ideogramas que não imagino em que língua está sendo escrita, por isso fica sem resposta. Mas quem sabe um dia o Google cria este recurso. Não importa em que língua você digite ele traduz tudo em português pra você...ohhh sonho!Rsrsrsrs....


Prontinho, aqui transcrevi toda a reportagem, agradecendo a todos da equipe do jornal, os contatos por telefone, e-mails, a equipe do Amazon Sat, comentários no Facebook e pelo carinho de todas àqueles que me acompanham desde que criei este blog. Aos meus filhos pela paciência em esperar para tirar as fotos dos pratos, para serem publicados no blog, quando eu ainda morava no Rio de Janeiro, os dois primeiros anos, eles compartilhavam desses momentos. Um beijo especial ao meu marido que é o meu número um nas degustações de novas experiências e àquele que está sempre ao meu lado.


Obrigada pelo apoio de todos!


VEJA ALGUNS VÍDEOS EXIBIDOS NA TV AQUI!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...